OS DOZE SÍGNOS

Áries

20 de Março a 19 de Abril
Elemento Fogo
Frase: Eu sou
Palavra: Atividade


Características Positivas
Pioneiro
Corajoso
Independente
Dinâmico
Competitivo

Características Negativas
Dominador
Apressado
Brusco
Sem persistência
Precipitado

Signo cardeal e de fogo, é o primeiro do zodíaco e simboliza todos os começos. Os que nasceram sob a sua influência são detentores de muita energia, entusiasmo e coragem. Com espírito competitivo, há o gosto de estar em primeiro lugar em todas as situações. Porém, a impulsividade e agressividade são características que geram alguns problemas resultantes da dificuldade de ouvir os outros. Nessa atitude, tornam-se por vezes precipitados e refletir antes de agir é uma tarefa difícil, mas evitaria alguns conflitos. É regido pelo planeta Marte.

Touro

20 de Abril a 20 de Maio
Elemento Terra
Frase: Eu tenho
Palavra: Estável


Características Positivas
Paciente
Conservador
Sensual
Estável
Artístico

Características Negativas
Teimoso
Lento
Possessivo
Guloso
Materialista

As pessoas deste signo são dotadas de senso prático e com uma forma de fazer as coisas muito a seu modo. Pela fixidez característica da energia do signo, quando decidem que algo tem de seguir determinado curso torna-se difícil alterar seja o que for. Associado ao elemento terra, Touro tem a força e determinação para concretizar. As pessoas deste signo apreciam tudo o que está relacionado com a beleza e têm uma especial sensibilidade ao toque. Têm também uma grande necessidade de segurança emocional e material. Na área dos relacionamentos as suas opções viram-se mais para o desejo de um parceiro que corresponda aos seus ideais. É regido pelo planeta Vénus.

Gêmeos

20 de maio a 21 de junho
Elemento Ar
Frase: Eu penso
Palavra: Versátil


Características Positivas
Curioso
Adaptável
Expressivo
Perspicaz
Inteligente

Características Negativas
Instável
Inquieto
Ingrato
Estourado
Sem Persistência

A energia deste signo confere uma natureza virada para a curiosidade intelectual. Signo mutável, do elemento ar, reage de acordo com o momento e procura adaptar-se às circunstâncias acabando por se tornar deprimido se o não consegue. A necessidade de mudança é uma constante, pois esta acaba por se tornar em instabilidade. A famosa dualidade de Gémeos resulta da tendência de se interessar por um pouco de tudo. Porém, não consegue apegar-se a nada. O propósito desta natureza dispersiva é encontrar a unidade na diversidade. É regido pelo planeta Mercúrio.

Câncer

21 de junho a 22 de Julho
Elemento Água
Frase: Eu sinto
Palavra: Devotado


Características Positivas
Tenaz
Maternal
Sensível
Domestico
Simpático

Características Negativas
Melindroso
Negativo
Preguiçoso
Pena de si
Magoa-se fácil

De grande sensibilidade, tem necessidade de intimidade em segurança e longe dos confrontos do mundo exterior. Signo cardeal, do elemento água, a sua complexidade leva-o a mostrar-se umas vezes forte e poderoso, enquanto que outras de uma grande fragilidade. Com a Lua como planeta regente, este signo tem a tendência para uma grande imaginação e emotividade em que esta última depende das sucessivas variações de humor. Como defesa pessoal, as pessoas deste signo são capazes de entrar numa atitude de resistência passiva que as torna inamovíveis pela força.

Leão

22 de Julho a 22 de Agosto
Elemento Fogo
Frase: Eu quero
Palavra: Magnetismo


Características Positivas
Idealista
Majestoso
Romântico
Generoso
Dramático

Características Negativas
Vaidoso
Arrogante
Cruel
Pretencioso
Egocêntrico

Os nascidos sob a influência deste signo fixo de fogo têm a força, lealdade, generosidade e nobreza de caráter próprios de um verdadeiro leão. Tendo o Sol como seu regente, as qualidades solares ligadas à fonte de inspiração e vontade de criar, são expressas pelos leoninos mais desenvolvidos interiormente. Quando a personalidade é bem dirigida e desinteressada, o seu amor deixa transparecer uma intensidade de luz que banha tudo e todos em seu redor sem descriminação. Porém, como vivemos num mundo de opostos, a natureza menos digna de leão pode expressar-se pela preguiça e em achar que tudo lhe vem parar às mãos pelo simples fato de que existe.

Virgem

22 de Ago. a 22 de Setembro
Elemento Terra
Frase: Eu analiso
Palavra: Praticidade


Características Positivas
Trabalhador
Prestativo
Metódico
Descriminativo
Perfeccionista

Características Negativas
Crítico
Mesquinho
Melancólico
Pedante
Cético

Signo mutável de terra é o símbolo do intelecto por excelência. Dotados de um modo de pensar claro, lógico e sentido prático, os virginianos têm consciência das múltiplas faces de um problema. Porém, se se deixarem envolver na teia dos detalhes perdem a noção da ideia original, o que os priva da escolha da melhor solução. São prestáveis, eficientes, organizados e buscam a sua identidade através da ajuda aos menos favorecidos. As suas preocupações, por vezes obsessivas, com as dietas e a saúde, coloca-os mais do lado dos terapeutas do que de pacientes. Daí se dizer que Virgem é o signo do serviço. É também regido pelo planeta Mercúrio.

Libra

22 de Set. a 23 de Outubro
Elemento Ar
Frase: Eu equilibro
Palavra: Harmonia


Características Positivas
Cooperativo
Refinado
Amante da paz
Imparcial
Diplomata

Características Negativas
Inconstante
Rabugento
Indeciso
Apático
Desanimado

De grande simpatia e sociabilidade, esforçam-se sempre por agradar. Mas, como se torna impossível agradar a todos, por vezes geram-se algumas dificuldades. Signo cardeal de ar e também regido por Vênus, sendo o ponto médio do zodíaco, Balança está sempre na busca do equilíbrio entre o ideal e o real. Criar harmonia na resolução de conflitos é uma das suas necessidades prementes. Tradicionalmente diz-se que é o casamenteiro do zodíaco. Amante das artes e com um inato sentido de justiça e imparcialidade, faz deste signo um excelente diplomata. No entanto, se a insegurança se instala, resulta na incapacidade de tomar decisões e perda de sentido de cooperação.

Escorpião

23 de Out. a 22 de Novembro
Elemento Agua
Frase: Eu desejo
Palavra: Intensidade


Características Positivas
Motivado
Penetrante
Realizador
Determinado
Passional

Características Negativas
Vingativo
Temperamental
Violento
Desconfiado
Ciumento

Signo fixo de água, é o mais controverso. Nele está contida a capacidade de destruir e recriar. O seu magnetismo pessoal e força de vontade torna-o um ser determinado, corajoso, tenaz, decidido, intuitivo e perspicaz. Gosta de penetrar no âmago das coisas. Reservado e cauteloso, vive na busca da fusão emocional com o outro, que o conduz por vezes a estados de possessividade e ciúme. É o signo do desejo, do sexo, da morte e da regeneração. Entenda-se aqui, morte, por desvanecimento do velho, para dar lugar ao novo em termos de crescimento interior. A ele se associa o mito da Fênix. No ser mais evoluído pode ser o curador, o metafísico ou o ocultista. É regido pelo planeta Plutão.

Sagitário

22 de Nov. a 21 de Dez.
Elemento Fogo
Frase: Eu compreendo
Palavra: Visualizar


Características Positivas
Honesto
Livre
Filosófico
Justo
Estudioso

Características Negativas
Impaciente
Exagerado
Tagarela
Intrometido
Brusco

Aventureiro e explorador, gosta de viajar, não parando de pesquisar. Lança-se numa busca incessante motivada pelo desejo de fazer parte de um todo maior. De Carneiro a Virgem é o desenvolvimento pessoal que está em jogo. Em Sagitário, o ser humano está já envolvido em assuntos do coletivo. Os nascidos sob sua influência buscam o significado de uma ordem universal e a sua  aplicação aos seres humanos em geral. Daí a sua instabilidade e necessidade de não se comprometer com algum objetivo específico. Ele pode ser o extrovertido, o otimista, o filósofo, o escritor, assim como o extravagante e desonesto, ou o ditador. Signo mutável de fogo, a sua criatividade manifesta-se de forma expansiva. É regido pelo planeta Júpiter.

Capricórnio

21 de Dez. a 20 de Janeiro
Elemento Terra
Frase: Eu uso
Palavra: Ambição


Características Positivas
Cauteloso
Responsável
Escrupuloso
Profissional
Perfeccionista

Características Negativas
Egoísta
Dominador
Melancólico
Inibido
Racional Extremo

A tendência estabilizadora e prática do elemento terra faz deste signo o construtor ou o arquiteto do Zodíaco. Trabalhador incansável, é meticuloso, concentrado, pensa com exatidão e tem um apurado sentido do dever. Ambicioso por poder e autoridade, o signo cardeal de Capricórnio emprega todos os esforços de modo a alcançar o sucesso e uma posição na sociedade. Sente necessidade de cuidar dos outros, mas a oferta da sua generosidade costuma ter por permeio o benefício de ambas as partes. Quando se expressa de forma negativa tem tendência para a depressão, só vê o lado negro da vida, mergulhando num abismo do qual não encontra modo de sair. É regido pelo planeta Saturno.

 

Aquário

20 de Jan. a 19 de Fevereiro
Elemento Ar
Frase: Eu sei
Palavra: Imaginação

Características Positivas
Independente
Tolerante
Cientifico
Altruista
Inventivo

Características Negativas
Imprevisivel
Frio
Excêntrico
Impessoal
Tímido

Em sua essência, representa o crescimento interior que se ultrapassa nos seus esquemas instituídos, assim como tudo o que tem a ver com reformas sociais ou técnicas inventivas. Os que nasceram sob sua influência são defensores acérrimos dos direitos humanos, interessando-se por causas humanitárias libertando-as de situações opressoras. Sentem um forte ideal no sentido de verem riquezas e bens serem distribuídos de forma igualitária. Tolerante e despreocupado, é atraído pela novidade e gosta de relacionamentos incomuns. A tolerância e o respeito pelas crenças dos outros fazem-no ter esperança por um mundo melhor. Há também o lado revolucionário e excêntrico associado à boemia sem finalidade na vida. Signo fixo de ar, é regido pelo planeta Urano.

 

Peixes

19 de Fev. a 20 de Março
Elemento Água
Frase: Eu creio
Palavra: Compreensão

Características Positivas
Simpático
Emocional
Artístico
Introspectivo
Sacrifica-se

Características Negativas
Fantasioso
Pessimista
Tímido
Sem praticidade
Indolente

O elemento água, mutável, caracteriza-o pela sua forma multifacetada e uma natureza impressionável tornando-a altamente complexa. O símbolo do signo é representado por dois peixes que nadam em direções contrárias. Um dos peixes representa as limitações e a mortalidade, enquanto que o outro representa a alma e o mundo do Reino Astral. Nesta dualidade, os mais evoluídos manifestam-se pelo sacrifício de si mesmos e receptividade à dor do próximo, enquanto que outros se perdem na indecisão, tornando-se demasiado susceptíveis, instáveis e por vezes escravos de vícios como manifestação de fuga às obrigações terrenas, que de resto consideram demasiado superficiais. Mas sob o signo de peixes pode também existir o pacifista ou o artista. É regido pelo planeta Netuno.